LICENÇA ESPECIAL: Justiça Federal reconhece que portaria do Ministério da Defesa reabriu o prazo prescricional


Indenização das Licenças Especiais não gozadas: Uma Nova Chance


Os militares das Forças Armadas que haviam perdido o prazo para a propositura da ação indenizatória das Licenças Especiais não gozadas, cuja PRESCRIÇÃO ocorre em cinco anos a contar da passagem para a inatividade, agora ganharam uma segunda chance.

Conforme recentes decisões judiciais, à partir da publicação da Portaria Normativa n.º 31/GM-MD, de 24/05/2018, do Ministério da Defesa, que reconheceu o direito indenizatório, teria ocorrido então a renúncia à prescrição do fundo de direito pela administração federal, ensejando assim o reinício da contagem do prazo prescricional em sua integralidade.

Portanto, o militar que, na data da publicação da Portaria Normativa n.º 31/GM-MD, de 24/05/2018, já tenha sido transferido para a inatividade, desligado da Corporação Militar ou falecido há mais de cinco anos, tem agora o direito à conversão em pecúnia (sob a forma de indenização) de licença especial não usufruída, nem computada para fins de alcançar tempo necessário para a inatividade (30 anos).

Observação: Os períodos a serem convertidos em pecúnia (caráter indenizatório) não poderão ser computados, para fins de percepção de vantagens apuradas com base no tempo de serviço (adicionais por tempo de serviço e de permanência, seja na forma de majoração do percentual ou de antecipação da fruição do direito), devendo ser excluídos dos respectivos cálculos, com a compensação das importâncias já recebidas a esse título.

A nova chance se extinguirá, novamente pela prescrição, ao final de cinco anos a contar da publicação da referida Portaria Normativa .

Maurício Michaelsen
OAB/RS 53.005


Comentários

  1. Eu passei para a reserva remunerada em fevereiro de 2012. Sou praça de 1982. E não gozei nenhuma LE.
    Posso pedir indenização ainda?

    ResponderExcluir
  2. Sim. Apesar de ter passado mais de cinco anos desde a reserva remunerada, mas considerando que o TRF4 pacificou o entendimento de que a Portaria Normativa n.º 31/GM-MD, de 24/05/2018, ao reconhecer o direito de forma geral, reabriu a possibilidade de ingressar com a ação, então por mais cinco anos.

    ResponderExcluir
  3. Também fui para reserva em 2012, gozei uma LE, tenho direito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tem ao menos um decênio completo (10 anos) de efetivo serviço até o dia 29/12/2000, fazia jus ao gozo de uma Licença Especial. Mas se concluiu o tempo de serviço mínimo de 30 anos, sem fazer uso da Licença e nem gozá-la durante o serviço ativo, a resposta é SIM.
      Nesse caso, envie cópia de sua Ficha de Controle para análise, e faremos contato.

      Excluir
    2. Só que quando enviamos o documento, pedindo a indenização por não ter gozado a LESM, a DPMM, está dando indeferido, por ter passado mais de cinco anos , após a reserva!

      Excluir
  4. Eu compleei 10 anos em 01 Fev 01. Perdi a L.E. por 1 mês. Existe a possibilidade de reavê-la pela expectativa de Direito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, não.
      Somente com um decênio completo (10 anos) de efetivo serviço até o dia 29/12/2000, é que faria jus ao gozo de uma Licença Especial.

      Excluir
  5. Bom dia, foi pra reserva em outubro de 2015, gozei a licença dos 10 anos, tenho direito nas de 20 anos ou não, obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apenas para cada decênio completo (10 anos) de efetivo serviço até o dia 29/12/2000, é que o militar passava a fazer jus ao gozo de uma Licença Especial por decênio.
      Portanto, se já gozou uma LE, teria que ter ainda mais um decênio computado até 29/12/2000 para fazer jus a outra.

      Excluir
  6. Boa tarde
    tirei 31 anos e três meses na ativa.
    minha primeira licença tirei completa , a segunda foi parcelada de 2 meses.
    só que tirei 2 parcelas de 2 meses e fiquei sem tirar o restante.
    tenho direto ao que falta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, parcelas residuais não gozadas também devem ser indenizadas.
      Ao que consta, o senhor gozou quatro meses de uma licença de seis meses, resultando em prejuízo de dois meses, porque acabaram não sendo gozados antes da passagem para a inatividade.

      Excluir
  7. Oi Maurício.
    Fui para a reserva em 2006 com quase 26 anos de serviço pela quota compulsória. Portanto, a licença não contou para somatório para a reserva. Quando a LESM acabou, em 2001, tinha 19 anos de serviço, que é a GTS que recebo hoje. Portanto, não cheguei a completar o segundo decênio. Acabou 1 ano antes. Rsrs.
    jamais gozei qualquer licença.
    Tenho o direito de requerer? Como posso fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Considerando que o prazo prescricional reabriu com o reconhecimento do direito pelo Ministério da Defesa, consoante recentes decisões judiciais que deram ganho de causa para militares que passaram para a inatividade em 2001, o seu caso é de propor ação judicial para também receber indenização.
      (51)3108-3102

      Excluir
    2. Ok. Isso pode ser feito via seu escritório? Devo ligar para o número informado?

      Excluir
    3. Sim. Podemos atendê-lo e prestar os esclarecimentos e orientações necessárias. Pode ligar ou enviar mensagem via whatsapp para o número (51)3108-3102

      Excluir
    4. Como faço para adquirir essa ficha de controle. Fui para reserva em 2000 e não gostei nenhuma licença. Só tenho as alterações. Aguardo retorno

      Excluir
    5. - Portaria e ficha de controle de transferência para a reserva. Pode obter junto à SIP. Caso não exista, deve solicitar certidão de tempo de serviço e as demais informações com cópias das folhas de alterações.

      Excluir
  8. Boa tarde!
    Sou praça de 1973 e fui para reserva em julho de 1999. Não gozei nenhuma LE. Tenho direito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Consoante recentes decisões judiciais que deram ganho de causa para militares que passaram para a inatividade em 2001, então pode ser indenizado também.

      Excluir
  9. Respostas
    1. Apenas para cada decênio completo (10 anos) de efetivo serviço até o dia 29/12/2000, é que o militar passava a fazer jus ao gozo de uma Licença Especial por decênio.
      Ou seja, como é praça de 1995, não completou dez anos de serviço até 29/12/2000, e não adquiriu direito à Licença Especial.

      Excluir
  10. egmont.sousa@hotmail.com
    Eu fui para reserva dia 31Mar 2001, não gozei as 3 licenças que fiz jus, na eu tinha 32 anos de serviço e usei as licenças como tempo de serviço, assim fui para reserva com 35 anos de serviço mais 5 por cento de permanência. Posso requerer a pecúnia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendemos que sim, mas temos que ver a questão dos reflexos em Adicional de Tempo de Serviço e de Permanência. Enviaremos orientações para seu mail.

      Excluir
  11. Boa noite. Meu pai foi para a reserva em 1982 pela cota compulsória com 26 anos de serviço. Não gozou nenhuma LE. Faleceu em 1993, minha mãe que é pensionista teria direito às duas LE não gozadas?

    ResponderExcluir
  12. Ola Maurício.
    Fui para a reserva remunerada em 2012, na época eu já havia gozado de uma licença, relativa ao primeiro decênio, porém não gozei a segunda licença, por causa da MP 2215/2001. Será que tenho direito de receber pecúnia por essa licença que não gozei?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende do tempo que permaneceu no serviço ativo ATÉ 29 DE DEZEMBRO DE 2000. Se somou 20 anos, tem direito a duas LE, excluindo a que já gozou.

      Excluir
  13. Passei ,pra RR em 2000.foi contado como tpo de sv, apenas uma LE. Tenho direito, a receber, a que ficou ? Pois não gozei as duas LEs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se passou para a reserva remunerada em 2000, e até ali trabalhou ao menos 30 anos, teria direito a três Licenças Especiais (três decênios).

      Excluir
  14. Sou praça de 83 sair para reserva em 2013 e não gozei a LE de 10 anos abordei entrada na primeira RM e foi falado q não tinha direito e não usei a Le para ir para reserva.Eu tenho direito de receber a lê??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Apesar de ter passado mais de cinco anos desde a sua reserva remunerada, mas considerando que o TRF4 pacificou o entendimento de que a Portaria Normativa n.º 31/GM-MD, de 24/05/2018, ao reconhecer o direito de forma geral, reabriu a possibilidade de ingressar com a ação, então por mais cinco anos, entendemos que possui direito a receber indenização por uma LE.

      Excluir
  15. Fui para a reserva em 2007 . É possível entrar na justiça?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se possui LE não gozada e não aproveitada para a inativação, sim.
      Envie mensagem para contato@michaelsen.adv.br e faremos contato.

      Excluir
  16. Fui reformado em 1994 por problemas de saúde e não gozei das 2 LE a que eu teria direito, nem foi computado como tempo dobrado pra reserva remunerada. Eu teria direito a essa indenização pecuniária?

    ResponderExcluir
  17. Sou praça de 1984, fiquei no EB até 2006, quando sai do EB para PF, ainda estou na ativa. Posso solicitar a indenização agora ou preciso aguardar a aposentadoria pelo novo órgão, no caso a PF.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Envie sua mensagem para contato@michaelsen.adv.br e prestaremos atendimento às suas dúvidas.

      Excluir
  18. Fui para a Reserva em 2001 sem gozar nenhuma LESM. Faço jus à indenização?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente, sim. Envie mensagem para contato@michaelsen.adv.br e iniciaremos atendimento mais adequado.

      Excluir
  19. Boa tarde ,você também trabalha com a questão de férias não gazadas?
    Sou de 1983 não tirei em 84 e 85

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Envie mensagem para contato@michaelsen.adv.br e iniciaremos atendimento mais adequado.

      Excluir
  20. Oi Maurício bom dia, sou praça de 81 e fui pra reserva em 2011, tirei a primeira licença e perdi o direito a segunda devido a MP 2215/2001, tem direito a indenização? Contato 21-97536-8776

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apenas para cada decênio completo (10 anos) de efetivo serviço, contados até o dia 29/12/2000, é que o militar passava a fazer jus ao gozo de uma Licença Especial por cada grupo de dez anos.

      Excluir
  21. E no que tange a férias não gozadas até 29/12/2000?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Férias não gozadas precisam ser antes requeridas diretamente à administração militar.

      Excluir
  22. Boa tarde Maurício!
    Sou praça de 23 de março de 1980, não gozei as 2 LESM que tinha direito optei para contar ao ser transferido para reserva, sai com 28 anos de serviço mais 2 licença não gozada fechando meus 30 anos completo, não recebi nada de pecúnia a não ser o acréscimo de 2% no tempo de serviço... A minha pergunta é, mesmo assim eu tenho direito alguma indenização pecuniária?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Se utilizou o tempo ficto das LE não gozadas para passar para a reserva mais cedo, ou seja, somou 28 anos de serviço a duas LE para obter 30 anos de serviço, então não há como converter em pecúnia.

      Excluir
  23. Maurício bom dia, entrei na reserva em 2013. Sou praça de 85. Gozei de um LE e a outra não por causa da medida provisória saí com contagem de tempo trabalhado fora, 3.anos 7messes e três dias. Mais minhas Missões inclusa, saí com uns trinta e três anos recebendo os 5% por cento ,tenho direito dessas duas que não gozei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se é praça de 85, só tem direito a uma LE. Se já usufruiu da sua única LE durante o serviço ativo, o seu direito já foi atendido.

      Excluir
  24. Fui para reserva em 2016, e usei minha LESP para contar no tempo para reserva, eu tenho direito a alguma coisa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se utilizou o tempo ficto das LE não gozadas para passar para a reserva mais cedo, ou seja, somou os anos de serviço com a LE para obter 30 anos de serviço, então não há como converter em pecúnia.

      Excluir
  25. Boa tarde Maurício.
    Eu fui para a reserva remunerada em 2011 com 31 anos de serviço e com direito a duas licenças prêmio e usei as licenças para computar tempo de serviço no ano de 2000. Caso eu venha requerer a conversão em pecúnia das LE, terei que restitui os 2% de tempo de serviço que eu venho recebendo desde do ano 2000?
    E o percentual de 5% de tempo de permanencia vou perder?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se utilizou as LE para alcançar o tempo necessário para o Adicional de Permanência (30 anos + 720 dias) então o pedido indenizatório irá excluir o Adicional. Também o Adicional de tempo de serviço deverá ser compensado.

      Excluir
  26. Respostas
    1. Provavelmente, sim. Envie mensagem para contato@michaelsen.adv.br e iniciaremos atendimento mais adequado.

      Excluir
  27. Sou praça de 1990, tenho direito???

    ResponderExcluir
  28. Boa noite Mauricio, eu fui para Reserva julho de 2008 e só tirei uma licença especial de 6 meses a outra botei para contar em dobra para a inatividade, tenho direito de pedir como pecúnia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente, sim. Envie mensagem para contato@michaelsen.adv.br e iniciaremos atendimento mais adequado.

      Excluir
  29. Meu email Maurício é celsosantanab56@gmail.com espero que responda a minha pergunta.

    ResponderExcluir
  30. Boa noite, sobre a L E, cada decênio que completado , nesse são três decênios, gozei as duas primeiras,, tenho direito a terceira LE, fui para reserva em 2007.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Licença Especial (ou Licença Prêmio) era um benefício que, pelo simples decurso de tempo de efetivo serviço de 10 anos completos (decênio) gerava o direito a uma folga remunerada de seis meses para cada período, mas que foi retirado do ordenamento jurídico militar pelo advento da Medida Provisória 2.131, de 28 de dezembro de 2000, cessando a contagem de tempo para a aquisição do direito a partir dai.

      Excluir
  31. Boa noite, fui para reserva em 2008 tinha direito a duas LESP, tirei três meses restaram 9 meses, mas devido a prescrição, Portaria Normativa nº 31/GM-MD perdi o direto. Agora com essa informação terei meu direito restituído?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente, sim. Envie mensagem para contato@michaelsen.adv.br e iniciaremos atendimento mais adequado.

      Excluir
  32. Boa noite, fiquei na ativa no período de 30 anos, porém não gozei nenhuma LE, nesse caso tenho direito de receber integral as 03 LE?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apenas os militares que, até 29 de dezembro de 2001, tenham completado ao menos um decênio de serviço tem direito à Licença Especial, e desde que não tenham gozada a Licença durante o serviço ativo, tem direito à indenização.

      Excluir
  33. Mauricio, qual seu contato telefônico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só praça de1984, passei 32anos na força armada , tirei a primeira licença de 10ano , tenho direito as outras licença que não tirei

      Excluir
    2. Sendo praça de 1984 e tendo gozada a única Licença Especial adquirida até 29 de dezembro de 2000, não possui direito à indenização.

      Excluir
  34. Boa tarde, Mauricio. Sou praça de 1977 e fui para a reserva com quase 32 anos de serviço, sem considerar as Licenças Especiais. Não gozei nenhuma Licença Especial em todo o período. Essa decisão do TRF4 alcança apenas os militares que entrarem com ação judicial na Região Sul, ou é válida para todo o Brasil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A decisão oriunda do TRF4 é recente e afeta diretamente o âmbito desta jurisdição.
      Consideramos que a referida decisão, dada sua importância e fundamentação, deverá influenciar as demais regiões.
      Todavia, alertamos que ainda não há pacificação sobre a questão prescricional, e assim as demandas propostas poderão obter decisões divergentes, o que será futuramente matéria a ser resolvida pelo STJ.

      Excluir
  35. Bom dia Dr.Mauricio, ingressei na Marinha em março de 1990 e fui para reserva não remunerada em abril de 2000, totalizando 10 anos e 1 mês e nunca usufruí da LESM. Gostaria de saber se tenho o direito, qual a documentação que devo enviar e qual o valor dos honorários.

    ResponderExcluir
  36. Bom dia!sou praça de 1991 quando a lei mediada provisória saiu faltava para a minha turma completar os 10 anos apenas 29 dias. A força entendeu para efeito de pagamento 10 anos de serviço. Recebemos o adicional de tempo de svç referente a 10 anos. Porém para efeito de licença especial não nos concedeu a licença. Temos direito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As LE tinha previsão de aquisição mediante o implemento de dez anos de serviço. A MP 2131 de 28 de dezembro não só extinguiu a licença prêmio como também interrompeu o cômputo para a aquisição de direitos. Sendo assim, inexistindo direito adquirido, não há que se falar em licença proporcional.

      Excluir
  37. PREZADO LEITOR:
    Caso os comentários e respostas acima não solucionem suas dúvidas, envie mensagem para contato@michaelsen.adv.br
    Michaelsen Advocacia

    ResponderExcluir

Postar um comentário