Militares sofrem agressões em treinamento das Forças Armadas


Tapas, chicotadas, humilhação no treinamento de uma tropa de elite. As agressões aconteceram no pelotão de operações especiais da Aeronáutica, em Belém. O vídeo foi gravado no ano passado e divulgado agora.

 

Se o soldado demora para guardar a mochila é punido com pauladas nas costas, tapas no rosto e golpes na perna. Repare no tipo de orientação que o instrutor dá, entre uma agressão e outra:
"O ajuste aqui, senhores, é entre os senhores mesmo. É lambada da moda mesmo, é para quebrar no pau".
Depois de três minutos de chicotadas, um soldado se contorce de dor.
O Comando da Aeronáutica em Belém abriu inquérito policial militar para apurar as agressões sofridas por militares durante um treinamento realizado no 1º Comar. O caso de abuso foi denunciado pela TV Liberal nesta quarta-feira (15).
As imagens da humilhação aos militares foram gravadas há um ano durante um estágio de operações especiais. De acordo com a Aeronáutica, nesse estágio ocorrem instruções especializadas para militares já engajados e voluntários interessados em compor o Pelotão de Operações Especiais, tropa de elite da organização, grupo capacitado para atuar em situações de extrema periculosidade, pressão psicológica e alta complexidade.
Tais fatos, contudo, não são incomuns nas Forças Armadas. A maioria dos homens e mulheres que já serviram o Exército, Marinha e Aeronáutica conhecem histórias de abusos semelhantes.
Não obstante o discurso padrão dos chefes militares de que"repudiam abusos e constrangimentos", somente quando é possível apresentar uma prova como o vídeo em questão é que alguma atitude mais severa é adotada.
Cabe a sociedade repudiar e à Justiça julgar os antiquados métodos de treinamento utilizados ainda hoje pelos militares, especialmente porque são os jovens e indefesos filhos de nossa nação que estão submetidos ao serviço militar.



Fonte: Jornal Hoje e LatinAmericaBrazil
http://www.youtube.com/user/LatinAmericaBrazilhttp://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2010/12/aeronautica-investiga-agressoes-em-treinamento-das-forcas-armadas.html

Comentários