19 de abril - Dia do Exército

Militares comemoram o Dia do Exército em Porto Alegre

 

Nesta terça-feira, 19/04, realizou-se solenidade militar alusiva aos 363 anos de criação do Exército Brasileiro. O evento aconteceu no 3º Regimento de Cavalaria de Guarda, em Porto Alegre, e reuniu mais de mil militares de Organizações Militares das Guarnições de Porto Alegre, São Leopoldo e Sapucaia do Sul.

A data marca o aniversário da 1ª Batalha de Guararapes, travada em Pernambuco em 19 de abril de 1648, quando, pela primeira vez, negros, brancos e índios foram às armas para combater o inimigo comum, expulsando os holandeses do nordeste do Brasil. A formatura visa homenagear o Dia do Exército Brasileiro, destacar o significado da data e reforçar a cultura cívica e patriótica, além de reforçar a integração do Exército Brasileiro com a sociedade.

Na solenidade, presidida pelo comandante da 6ª Divisão de Exército, general-de-Divisão Antônio Hamilton Martins Mourão, foram entregues Medalhas da Ordem do Mérito Militar, mais elevada distinção do Exército Brasileiro, e Diplomas de Colaborador Emérito do Exército a personalidades civis e militares que prestaram relevantes serviços à Força Terrestre.


Comentários