Comando Militar do Nordeste envia última tropa para o Haiti

O Comando Militar do Nordeste (CMNE) envio hoje a última tropa de militares do Nordeste para o Haiti. Os militares vão substituir as tropas de paz na Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (MINUSTAH), cumprindo o rodízio previsto por um período aproximado de seis meses de permanência.
Este é o terceiro contingente nordestino e 14º brasileiro enviado para o Caribe, desde agosto de 2004. Embarcam nesta terça-feira, 130 militares. A composição do Batalhão é de 1048 militares, sendo estes 775 (setecentos e setenta e cinco) militares do Exército de várias unidades do Nordeste, 212 (duzentos e doze) militares da Marinha do Brasil (Fuzileiros Navais), 29 (vinte e nove) militares da Força Aérea Brasileira e um pelotão do Exército do Paraguai, composto por 31(trinta e um) militares, além de um oficial da Bolívia. No atual contingente, as mulheres estão representadas por quatro militares duas oficias intérpretes, uma oficial médica e uma oficial dentista da Polícia Militar de Porto Alegre.
Para enviar todos estes militares toda uma operação logística foi montada, foram feitos 10 embarques, seis saindo da Base Aérea do Recife, dois da Base Aérea de Campo Grande e dois da Base aérea de Brasília. Todos os vôos realizados pela Força Aérea Brasileira com duração de cerca de sete horas de vôo e com escala em Boa Vista, antes de ir para o Haiti.
Os militares são oriundos de 80 Organizações Militares do Exército, mais a grande maioria é do CMNE, de cidades como: Recife-PE, Olinda-PE, Jaboatão dos Guararapes-PE Salvador-BA, Paulo Afonso-BA, Feira de Santana-BA, Fortaleza-CE, Petrolina-PE, Garanhuns-PE, João Pessoa-PB, Bayeux-PB, Maceió-AL e Aracaju-SE.

Fonte: DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR
15/02/2011

Comentários