Sindicância instaurada pela Marinha para apurar lesões em 12 alunos da Escola Naval

Marinha investiga suposto trote na Escola Naval
Publicada em 19/01/2011 às 20h41m
Daniel Penna-Firme
Jornal O Globo
http://oglobo.globo.com/rio/mat/2011/01/19/marinha-investiga-suposto-trote-na-escola-naval-923569374.asp


A Marinha abriu uma sindicância para investigar o caso de 12 alunos da Escola Naval que acabaram hospitalizados depois de supostamente terem sido submetidos a trotes violentos. Em nota, o Comando do 1 Distrito Naval informou que os problemas de saúde podem ter sido causados pelo treinamento físico que vem sendo aplicado aos 231 alunos que estão em estágio de adaptação na unidade desde o último dia 9. Entretanto, parentes dizem que os jovens foram submetidos a um trote violento.
As vítimas têm entre 18 e 20 anos e estão ingressando no primeiro ano do curso de formação de oficiais da Marinha. De acordo com a prima de um dos aspirantes, que não quis se identificar, veteranos obrigaram os novos alunos a correr e fazer flexões debaixo de sol forte. Os jovens levavam mochilas e outros objetos pesados.
- Foi uma covardia. Meu primo sabia que tinha trote pesado na Escola Naval, mas não tinha ideia de que era tão violento. Eles correram carregando livros e malas de roupas nas costas, sem poder beber água. Eram mais de 20 quilos de carga. Os exercícios estão acontecendo todos os dias desde que eles chegaram. Alguns alunos, como meu primo, estão com problemas renais por causa dessa covardia - desabafou.
A Marinha informou que os jovens estão recebendo tratamento no Hospital Naval Marcílio Dias, no Lins.
Ainda segundo a nota da Marinha, ao término da primeira semana do estágio, três aspirantes tiveram dores abdominais e vômitos e foram internados no Hospital Naval Marcílio Dias, onde permanecem. Os outros foram reunidos e examinados por médicos da Escola Naval para se saber se tinham sintomas semelhantes. Nove apresentaram problemas de saúde parecidos e também foram internados. Todos estão sob tratamento.
- Ainda estamos apurando para saber melhor o que aconteceu, mas o quadro é bom e os alunos estão evoluindo bem clinicamente. Não houve trote de maneira nenhuma. Essa palavra não existe na Escola Naval. O que existe é atividade física e treinamento físico-militar, mas tudo é muito bem planejado - disse o almirante Leonardo Puntel, comandante da Escola Naval.

Comentários

  1. Quero espressar minha indignação a respeito desse trotes que estão acontecendo. Caso parecido aconteceu com meu filho. A marinha coloca pessoas para fazer esssa adptação sem nenhuma preparação. Meu filho só passou 1 dia porque foi muito humilhado e os exercícios forama fora do comum. A Marinha devia olhar com mais responsabilidade a esse respeito pois meu filho com uma impressão e saiu muito decepcionado. Coisa feia. Isso aconteceu em Recife PE.

    ResponderExcluir

Postar um comentário